X Jogos Africanos: África do Sul continua a liderar o número de medalhas

16 de Setembro 2011, 13:35

Os sul-africanos continuam a liderar o número de medalhas arrecadadas nos X Jogos Africanos que estão a decorrer em Maputo, desde o dia 2 de Setembro e que terminam este domingo, dia 18, numa cerimónia que vai juntar várias personalidades do governo, desporto e sociedade, e que terá lugar no Estádio do Zimpeto em Maputo, à partir das 19h00.

698 medalhas é o número oficial de medalhas que foram entregues durante os jogos, no qual 151 pertencem a África do Sul, o mesmo país que detém também o maior número de medalhas de ouro.

Estes números foram adiantados esta sexta-feira, dia 16, na habitual conferência de imprensa, pelo director adjunto do Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), Penalva César, que disse que Moçambique conseguiu, até à data, arrecadar 11 medalhas, no qual oito são de bronze e três de prata.

Adiantou ainda, que o Nigéria ocupa o segundo lugar com 80 medalhas.

BALANÇO POSITIVO DOS X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011, ADIANTA PENALVA CÉSAR

“Fazer com que os jogos fossem um sucesso, era o objectivo principal do COJA”, uma meta, segundo Penalva, conseguida com sucesso.

“O nosso objectivo era organizar os jogos com sucesso. Conseguimos isso e estou muito feliz por isso”, afirmou Penalva.

Apesar do balanço positivo ressalvado pelo director adjunto, houve situações que mereceram a atenção tanto da organização como dos agentes responsáveis pelo evento, tais como, o desaparecimento de atletas etíopes que até hoje desconhece-se o paradeiro deles, a greve de motoristas do COJA, a retirada de crachá de um membro da delegação do Gana, roubos na Vila Olímpica e alguns hotéis, entre outros.

Segundo Penalva César, “ os atletas etíopes continuam desaparecidos e o caso está entregue às autoridades competentes”. Adiantou ainda que, “as autoridades e governo da Etiópia ainda não se pronunciaram sobre o assunto”, mas que continuam a aguardar por novidades através dos membros da delegação daquele país.

Durante a conferência, Penalva disse que foram realizadas 148 testes de anti-doping, do qual os resultados foram todos negativos, motivo esse que deixou a organização bastante satisfeita. “Tínhamos uma meta de 150 testes, mas com a recusa de uma das delegações em realizar os testes a um atleta, não nos foi possível atingir a meta traçada por nós, mas ficamos felizes com os testes que fizemos e principalmente com o resultado obtido”, ressalvou Penalva.

No que diz respeito aos jogos, o COJA adianta que ainda estão a decorrer as provas de Basquetebol Masculino no Pavilhão de Maxaquene, Futebol nos campos de Maxaquene, Machava e Zimpeto, Andebol no Pavilhão da Académica, Judo, Taekwondo e Judo.

ZIMPETO PRONTO PARA O ENCERRAMENTO DOS X JOGOS AFRICANOS MAPUTO 2011

A data do encerramento oficial dos X Jogos Africanos Maputo 2011 já é sabida e os preparativos já estão a decorrer com normalidade.

Segundo o director adjunto do COJA, a cerimónia terá iníco às 19 horas deste domingo, mas os portões vão estar abertos a partir das 13 horas, como forma de garantir que todos possam chegar a tempo e ocuparem os devidos lugares.

“Os portões vão abrir à partir das 13 horas e assim que se atingirem os limites do Estádio, as autoridades irão encerrar e não vão permitir que mais pessoas entrem”, afirmou Penalva.

Outro dado importante é que as entradas são grátis, contrariando deste modo, a informação dada na última conferência realizada nesta quarta-feira, dia 14, onde afirmou que os bilhetes seriam vendidos a preço máximo de 50 meticais.

COJA avisa desde já que algumas vias principais vão estar condicionadas, para darem prioridade às viaturas acreditadas que irão para o Estádio do Zimpeto, e apela para que os utentes sejam prudentes e pacientes com esta situação.

“Vamos ter algumas vias com o trânsito condicionado devido ao evento, entre elas, a Julius Nyerere, Joaquim Chissano, 10 de Novembro, EN1, entre outras”.

O apelo também vai para aqueles que vão se deslocar para Zimpeto, para que não façam com viatura própria uma vez que haverá transporte especial dos Transportes Públicos de Maputo (TPM) nos vários pontos da cidade de Maputo e Matola até ao Zimpeto.

Tal como aconteceu com a cerimónia de abertura, a cerimónia de encerramento terá vários momentos, entre eles, o desfile das delegações desportivas, a declaração de encerramento dos X Jogos Africanos, momento cultural e fogo-de-artifício.

SP

 SAPO

Comentários



Banca de Jornais

Votação