Briosos rapazes já estão nas meias e defrontarão a Argélia

16 de Setembro 2011, 16:16

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina qualificou-se ontem para as meias-finais do torneio da modalidade inserido nos décimos Jogos Africanos Maputo 2011, ao derrotar a sua congénere da Costa do Marfim por 53-49. A Argélia é o próximo adversário dos briosos rapazes nas meias-finais, etapa que Moçambique atinge pela primeira vez na história basquetebolistica nacional.

A catedral do básquete, o Pavilhão do Maxaquene, esteve a abarrotar de espectadores que quiseram testemunhar in-loco e puxar pela selecção anfitriã, num jogo em que a equipa orientada por Inaki Garcia este em desvantagem no final da primeira parte, com o marcador a assinalar 27-28.
Moçambique apostou numa defesa pressionante no seu meio-campo e em transições rápidas para o ataque para contrariar o jogo dos costa marfinenses que tinham no seu jogo exterior como a sua arma para manterem-se no comando do marcador, ao ponto de conquistarem uma vantagem de cinco pontos. (43-48) no final do terceiro período.
Mas o forte apoio do público foi galvanizador para que os briosos conseguissem dar a volta ao texto, tendo a 4:01 minutos por jogar conseguido restabelecer a igualdade a 45 pontos e posteriormente passado para a liderança do marcador e não mais largar a vantagem.
Valeu a concentração na linha de lançamento livres onde Moçambique alcançou um rendimento de 62  por centos (16 em 26) enquanto que o seu adversário ficou-se pelos 36 por cento (8 em 22), assim como na luta debaixo das tabelas onde conseguiram capturar 40 ressaltos (17 ofensivos e 23 defensivos) contra 36 do adversário (14 ofensivos e 22 defensivos), eficiência do jogo colectivo que permitiu vencer a partida por quatro pontos de diferença, ou seja 53-49.
Fernando Manjate com 11 pontos e duas assistências e Custódio Muchate com 12 ressaltos (5 ofensivos e 7 defensivos) e quatro pontos, foram as unidades mais produtivas do combinando moçambicano.
Depois de garantir esta presença nas meias-finais, o céu é o limite para a Selecção Moçambicana que terá pela frente na noite de hoje a turma da Argélia que no jogo dos quartos-de-final derrotou a Cabo Verde por 73-65. Este será o segundo jogo entre os dois combinados, sendo que no primeiro a vitória sorriu para os argelinos por 71-58. Por seu turno, Angola disputara o acesso a final diante da Nigéria.

Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Foto)

SAPO

Comentários



Banca de Jornais

Votação