Ciano e Mata afastados do individual de ténis de campo

13 de Setembro 2011, 16:01

Os tenistas moçambicanos Feliciano “Ciano” dos Santos e Franco Mata foram esta manhã afastados do torneio individual da modalidade integrado nos décimos Jogos Africanos Maputo 2011, cujas provas decorrerem nos courts do Jardim Tunduro. Ciano e Mata eram os únicos tenistas que ainda permaneciam na prova que arrancou no último fim-de-semana e únicos que registaram vitórias nos primeiros jogos deste

Ciano e Mata eram os únicos tenistas que ainda permaneciam na prova que arrancou no último fim-de-semana e únicos que registaram vitórias nos primeiros jogos deste evento que tem uma participação massiva de joagdores, alguns dos quais competem ao nível dos torneios ATP destinado aos profissionais da modalidade.
Franco Mata de quem se depositiva muitas esperanças pelo facto de estar a competir e residir nos Estados Unidos da América foi eliminado pelo senegalês Salif Kante que venceu por 2-0, com os parciais de 6-1 e 6.2. Referir que Mata havia qualificado-se para a segunda ronda após afastar na etapa inicial o tenista etíope Wondermagen Yirga que demostrou incapacidade física no segundo set após ter perdido o primeiro set por 6-1.
Por seu turno, Feliciano dos santos, campeão nacional, perdeu para o tenista nigeriano Clifford Enosoregbe que não teve dificuldades nenhumas para ultrapassar o moçambicano pelos parciais 6-1 e 6-2.
A falta de ritmo competitivo, bem como a não participação em torneios de nomeada internacional, foi apontada pelo seleccionador nacional, o português Luís Almeida, como estando na origem da eliminação precoce dos tenistas moçambicanos desta competição.
“Conseguimos melhorar bastante nos índices físicos, conseguimos melhorar a sua atitude no campo e algumas partes tácticas, simplesmente nota-se sempre falta de competição, nós agora tivemos um estágio em Portugal onde fizemos algums torneios mas nunca é a mesma coisa quando comparado com alguns destes jogadores que jogam 30 semanas por ano”, disse Luís Almeida.
Depois de terem sido afastados nas provas individuais, os tenistas moçambicanos vão tentar a sua sorte em pares. Assim, a dupla Isac Jorge e Feliciano dos Santos vai defrontar a dupla do Lesotho composta por Lebelo Lesley Mosehle e Paseka Motsamai, enquanto que o par formado por António Bulha e Franco Mata vai medir forças com uma dupla nigeriana.
Referir que Moçambique não vai participar no torneio de ténis em femininos, devido ao facto de as tenistas nãob terem, demonstrado qualidade para partucipar num eventos da envergadura dos Jogos Africanos.


Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Fotos)

SAPO MZ

Comentários



Banca de Jornais

Votação