Costa do Marfim é o adversário que se segue para Moçambique

14 de Setembro 2011, 11:14

A selecção da Costa do Marfim será o próximo adversário de Moçambique nos quartos-de-final do torneio de basquetebol sénior masculino integrado nos Décimos Jogos Africanos Maputo 2011, emparelhamento encontrado após o combinado anfitrião ter terminado em primeiro lugar do Grupo A, na sequência da vitória diante do Ruanda por 73-64.

A selecção masculina voltou a proporcionar excelentes momentos de basquetebol, apesar de ter entrado para o jogo algo apreensiva o que fez com que nos primeiros cinco minutos os ruandeses chegassem a um parcial de 0-11, mas que no final do primeiro período essa vantagem foi reduzida para 5 pontos, ou seja 15-20.

Depois deste início Inhaki Garcia tratou de colocar em campo Sílvio Letela que arrumou com as expectativas dos forasteiros ao apontar três lançamentos triplos, aparecendo também endiabrados os irmãos Amarildo, Augusto e Pio Matos que juntaram o espectáculo e arte de bem jogar fazendo uma recuperação da desvantagem, terminando a primeira parte vencendo por 35-33.

E o show de bola-ao-cesto continuou no terceiro período e com os homens protagonistas do segundo período a darem cartas, esticando a vantagem para oito pontos (58-50) no final do terceiro período.

Garcia optou por colocar em campo jogadores do banco que acabaram contribuindo com 54 pontos, numa partida em que Moçambique terminou com 31 ressaltos (15 ofensivos e 16 defensivos) contra 29 do Ruanda e um aproveitamento de 44 por cento (26 marcados em 62 lançados) nos lançamentos de campo.

Na vitória por 73-64, Augusto Matos acabou por ser a unidade mais produtiva ao concretizar 19 pontos e capturar quatro ressaltos defensivos, bem secundado pelo seu irmão Pio Matos que anotou 17 pontos, com uma percentagem de 89 por cento (8 marcados em 9 tentativas) na linha dos lances livres.

Esta quarta-feira os jogadores nacionais vão observar um dia de descanso para na quinta-feira, pelas 17:30 Horas defrontarem a Costa do Marfim, no acesso às meias-finais. Os costa marfinenses terminaram em quarto lugar no Grupo A.

Alfredo Lituri (Texto e Fotos)

SAPO MZ

Comentários



Banca de Jornais

Votação