Já há hino dos X Jogos Africanos

16 de Agosto 2011, 17:36

O hino dos X Jogos Africanos foi escrito pelo conceituado escritor moçambicano mia Couto, e quatro músicos de duas gerações dão voz ao mesmo. África hoye hoye, é com esta saudação que começa a canção oficial dos X Jogos Africanos que Moçambique organiza entre os dias 3 e 18 de Setembro próximo.

Em conferência de imprensa de rotina, realizada sexta-feira no Estádio Nacional do Zimpeto, pelo Comité Organizador dos Jogos Africanos (Coja), Roberto Xitsondzo, em representação dos músicos, disse que a produção da canção não foi uma tarefa fácil, não só pelo aspecto técnico, mas também por se tratar de um trabalho de grande responsabilidade: “Gostávamos, primeiro, de reconhecer o mérito de Mia Couto, o autor da letra, que não está aqui connosco por se encontrar no Brasil a fazer o lançamento de um livro. Dizer que conceber a letra para este som não foi coisa fácil, mas tivemos que dedicar uma semana para conseguirmos fazer as bases da música e o resto foi fazer as colocações de voz”, explicou Xitsondzo.

A música conta com a participação dos músicos Roberto Xitsondzo, Júlia Mwito, Júlia Duarte e Ziqo e sob direcção musical do próprio Roberto Xitsondzo e Hortêncio Langa. "Trata-se de uma fusão rítmica de géneros musicais moçambicanos em diferentes línguas nacionais", revelou Roberto.

Para além da vocalização destes quatro artistas, o hino dos X Jogos Africanos conta com os préstimos de  Bernardo Xidiminguana, na guitarra; Eduardo Massango, na viola baixo; Taphelo, no teclado; Muzila Malembe, no saxofone; Matshume Zango, na percussão; Cheny Wa Gune, na timbila; e Filipe Mondlane, na programação.

Comentários



Banca de Jornais

Votação