Judocas fazem último ensaio no Mundial de Paris

17 de Agosto 2011, 09:11

Os atletas moçambicanos que integram a selecção nacional de judo que está a observar um estágio na Europa vão participar no Mundial da modalidade que vai decorrer de 23 a 28 de Agosto,na capital francesa, Paris. Esta será a última etapa de preparação dos judocas moçambicanos para os Jogos Africanos de Maputo, a realizarem-se de 3 a 18 de Setembro próximo.

Moçambique poderá estar representado neste Mundial de Paris através dos judocas Edson Madeira (73kg), Bruno Luzia (66kg), Neuso Sigaúque (60 kg), Leopoldo Tanque (81 kg), Micael Fumo (90 kg), O Neil Mala (66 kg) e Ezequiel Matavel (73kg). O mundial será no estádio Bercy em Paris e tem inicio a 23 e os sorteios das competições só serão feitos na noite anterior aos combates.

Os judocas moçambicanos Edson Madeira (73kg), Bruno Luzia (66kg) e Neuso Sigaúque iniciaram na Europa em meados do mês de Março a preparação com vista ao Mundial de judo e os Jogos Africanos Maputo 2011, sendo que Edson Madeira está desde então a treinar no clube Saint Genevieve de Bois, vice-campeão de Europa e de França 1ª divisão. Bruno Luzia e Neuso Sigaúque estão a preparar-se no Judo Clube Granq Ville, também da França.

Os representantes moçambicanos no Mundial de Paris e na olimpíada africana de Maputo depois de terem feito inúmeras competições encontram-se na última fase de preparação participando em estágios com selecções de alto nivel. Edson Madeira está a estagiar com a selecção do Brasil com alguns campeões Olímpicos e mundiais, enquanto que Bruno e Neuso estagiam com a selecção da Mongólia já em terreno francês.

“Numa primeira fase estive a treinar no Instituto du Judo onde se prepara a selecção Francesa depois de ter efectuado um estágio de 9 a 23 de Julho na Montanha de Alpes em le Ménuires, e de 26  a 31 de Julho estive a treinar com a selecção cubana a estagiar em Paris e de 10 a 20 de Agosto com a selecção Brasileira”, disse Edson Madeira num contacto com o SAPO Moçambique.

Os outros dois judocas, Leopoldo Tanque (81 kg) e Micael Fumo (90 kg) também estão a observar a sua preparação na Europa, tendo participado em treinos e competições em Portugal, desde o mês de Julho.

Entretanto, a presença dos judocas O Neil Mala, Ezequiel Matavel, Leopoldo Tanque e Micael  no Mundial de Paris ainda não está de todo confirmada devido a questões financeiras. Referir que caso se confirme O Neil Mala (ainda júnior) poderá registar a sua primeira presença numa grande competição mundial.

O judo é uma das modalidades onde Moçambique espera chegar a medalhas durante os Jogos Africanos Maputo 2011, tendo em conta que tem tido prestações acima da média em competições internacionais onde os atletas nacionais têm participado.

Alfredo Lituri

SAPO MZ

Comentários



Banca de Jornais

Votação