Linda Mucavel falha bronze por uma nesga no Karate

6 de Setembro 2011, 20:19

A karateca moçambicana Linda Mucavel esteve à beira de conquistar a primeira medalha para o país nos X Jogos Africanos Maputo 2011 ao ser repescada e participar e perder o combate com uma queniana referente a atribuição do terceiro lugar.

Com efeito, Linda Mucavel foi a única karateca que até ao início da tarde desta terça-feira participou em dois combates, sendo o primeiro diante de argelina que acabou chegando a final dos 55 quilos. No seu primeiro combate Linda Mucavel ainda tentar dar o seu melhor, mas encontrou pela frente uma adversária mais experiente que acabou vencendo por 6-1.
No entanto, como a sua adversária argelina acabou por qualificar-se para a final, a karateca moçambicana acabou por ser repescada para um combate que poderia ter valido a medalha de bronze. E calhou para a Linda Mucavel uma karateca queniana, que nos três minutos destinado ao combate soube pontuar e tirar vantagem da desatenção da Moçambicana. No final a queniana acabou vencendo por 7-0 e a moçambicana acabou falhando o podium por pouco. Porém, Linda Mucavel acabou sendo a melhor karateca que até aqui entrou em prova.
Por seu turno, Ácia Amade combateu na categora de menos 50 quilos e teve pela frente uma adversária da Tunísia. Ácia ainda conseguiu ponntuar diante da sua adversária que demonstrou ser muito mais experiênte e habituada neste tipo de provas internacionais. A tunisina nºao deu hipóteses a repressentante moçambicana nesta categoria que acabou perdendo por 7-1.
Em masculinos os representantes moçambicanos também não foram felizes neste primeiro dia de prova. O primeiro a entrar em prova foi Carlos Miguel na categoria de menos 75 quilos e teve pela frente um karateca egipcio Muhamed, que é detentor do título de campeão africano. Muhamed não deu qualquer hipótese ao karateca moçambicano tendo o despachado nos três minutos de combate, fazendo sete pontos contra um do anfitrião.
O outro combate que envolveu um anfitrião foi entre Joel Amaral e um adversário deo Senegal. Joel que competiu nacategoria menos 67 quilos, começou muito bem o seu combate mas teve o infurtunio de o seu adversário ter, num dos golpes colocado o seu dedo no olho esquerdo do moçambicano. Amaral foi assistido em pleno tapete e decidiu continuar em prova. Mas desde essa altura que ele perdeu o controlo do combate permitindo ao senegalês amealhar pontos até o final do tempo destinado a este combate. O Joel acabou perdendo por 3-0.
Os representantes moçambicanos nesta modalidade esperam registar melhores resultados na segunda jornada do katrate agendada para esta quarta-feira, onde vão competir em katas e kumites por equipas.
Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Fotos)
SAPO MZ

Comentários



Banca de Jornais

Votação