Mário das Neves: “Precisamos de um patrocinador”

22 de Julho 2011, 13:17

O Vasco da Gama mais ilustre de África vive o melhor momento de sua história. O clube da Cidade do Cabo na África do Sul disputa pela primeira vez a liga sul-africana de futebol nesta época 2010/11. Para conhecer melhor as conexões da equipa cruzmaltina com nossas raízes lusófonas, o Desporto Africano conseguiu uma entrevista com o Presidente do clube, Mário das Neves. Descendente de

A promoção para a divisão principal da liga sul-africana de futebol este ano foi o melhor momento da história do Vasco da Gama?

   Sim. Eu penso que as pessoas não tem idéia de como é duro para um clube de orçamento pequeno conseguir uma promoção para a elite do futebol sul-africano. Sem dúvida foi o maior momento de nossa história.

A maior inspiração para batizar o clube com o nome de Vasco da Gama foi uma visita ao Rio de Janeiro, certo?

   Claro. Foi o fundador do clube, Marcelino de Nóbrega. Ele estava no Brasil com o pai dele, Vasco de Nóbrega. Depois de assistirem uma partida do Vasco da Gama aí no Brasil eles decidiram que quando voltassem para a África do Sul fundariam um clube chamado Vasco da Gama na Cidade do Cabo.

Como você analisa a participação do clube nesta época 2010/11 da liga sul-africana?

   Nós estamos muito felizes com a equipa e investimos o máximo dos esforços orçamentários neste projecto. O treinador fez o time jogar de maneira muito compacta, com união e todos eles são lutadores que doam 100% de si em cada jogo. Nós estamos conseguindo impressionar a todos e já estamos sendo vistos por outras equipas como um time que não se entrega facilmente. Em alguns jogos levamos alguns golos infantis e precisamos eliminar esses erros que tem nos custado muito caro em algumas partidas. Se algum patrocinador ajudar o clube a fortalecer o plantel na próxima janela de transferências da liga seria ótimo.

Existe um envolvimento das comunidades portuguesas na África do Sul com o clube?

   O Vasco da Gama é um clube pequeno que tem suas raízes em nossa comunidade portuguesa na Cidade do Cabo. Mas desde que conseguimos a promoção para a divisão principal da liga sul-africana estamos despertando a atenção de várias outras comunidades portuguesas pela África do Sul. Temos um plano de marketing e estamos trabalhando com essas comunidades portuguesas ao redor do país para conseguirmos ajuda de mais empresários e para que mais adeptos venham em nossos jogos.

O clube teve alguns jogadores de considerável expressão na história do futebol sul-africano e que defenderam os Bafana Bafana como o zagueiro Nyathi, o guarda-redes Arendse e o ponta-de-lança Bartlett.

   Nem todos eles jogaram nas camadas de base do Vasco da Gama. Alguns vieram de outras equipas juvenis e lançaram-se em níveis mais altos jogando pelo nosso clube. Eu joguei com todos eles e posso dizer que foram todos excelentes futebolistas. Eles eram verdadeiros profissionais e foram preparados para deixarem o país e fazerem sucesso na Europa. Tivemos outros jogadores de boa qualidade que não tiveram a mesma sorte, mas Nyathi, Arendse e Bartlett aproveitaram as oportunidades. Temos muito orgulho do Vasco da Gama ter feito parte do currículo deles.

Depois da promoção, vocês contrataram para esta época 2010/11 nomes importantes como o médio Sibusiso Zuma e o avançado da seleção do Malauí Joseph Kamwendo. Quem está ajudando o clube a pagar esses futebolistas?

   Nós não temos patrocinadores. Nosso orçamento tem origem na nossa concessão com os organizadores da liga sul-africana. Todos esses jogadores estão sendo pagos de acordo com a nossa cota mensal. Temos sido muito perspicazes em montar essa equipa e na gestão do Vasco da Gama como empresa. Sibusiso Zuma está a ser fenomenal para o clube. Ele anotou três golos em cinco jogos. É duro para um clube pequeno como nós competir numa liga com clubes milionários. Nossos 29 sócios são pequenos comerciantes que contribuíram imenso para o clube chegar a divisão principal. Eu não sei até quando poderemos contar com eles numa liga de altos custos como a primeira divisão. Precisamos de um patrocinador.

FICHA

Clube: Vasco da Gama

Local: Cidade do Cabo, África do Sul.

Presidente: Mário das Neves

Data de Fundação: 1980

Competição: Premier Soccer League (Campeonato de Futebol da Primeira Divisão da África do Sul)

Treinador: Carlos das Neves

Destaques: Sibusiso Zuma, ex-médio da seleção da África do Sul e o avançado Joseph Kamwendo, da seleção do Malauí. 

Comentários



Banca de Jornais

Votação