Moçambique estreia-se em grande derrotando Zimbabawe

3 de Setembro 2011, 10:30

A selecção sénior feminina de basquetebol estreou-se da melhor forma no torneio da modalidade integrado nos X Jogos Africanos Maputo 2011, ao derrota sem grandes dificuldades a sua congénere do Zimbabawe, por 73-37.

Numa partida presenciada por muito publico que lotou o pavilhão do Desportivo, o cinco moçambicano actuo num ritmo de treino, não tendo sido obrigada a acelerar o passo para ultrapassar as zimbabweanas que demonstraram pouco conhecimento dos princípios básicos da bola-ao-cesto.

O distanciamento de Moçambique começou a ser evidente logo no primeiro período, com o cinco nacional a atingir um parcial de 25-15, no final dos primeiros 10 minutos. Era o prenúncio de que o trabalho estaria facilitado, algo confirmado no final da primeira parte onde as pupilas de Luis Hernandez, apesar de terem desacelerado alargaram a vantagem para 15 pontos, pois os primeiros 20 minutos terminaram com o marcador a assinalar 38-23.

Hernandez teve a oportunidade para rodar o seu banco, no terceiro período, permitindo que todas as jogadoras inscritas na folha de jogo tivessem oportunidade de jogar, dado que o adversário não oferecia muita resistência ao ponto de no final do terceiro período já estar a perder por 34 pontos, ou seja 61-27.

Foi assim que com um forte apoio do público que fez a festa no também chamado pavilhão Lurdes Mutola, Moçambique alcançou a primeira vitória nesta primeira fase, ao terminar os 40 minutos de jogo com o marcador a assinalar 73-37, ou seja 36 ponto de diferença que espelham o desnivel competitivo entre as duas equipas.

Olhando para as percentagens finais de Moçambique, facilmente se apercebe que a equipa não teve que acelerar o passo para chegar à vitória, tendo conseguido  49% (23/47) nos lançamentos de campo, 44% (7/16) na linha dos três pontos e nos lances Livres esteve bem com 69%(20/29). Debaixo das tabelas, a equipa moçambicana conseguiu capturar 17 ressaltos ofensivos e 19 defensivos. No ataque conseguiu 17 assistências e teve 30 turnovers, para além de ter conseguido 20 roubos de bola.

As jogadoras Anabela Cossa e Leia Dongue foram as cestinhas do jogo ao apontarem 13 pontos cada uma, com Leia Dongue a conseguir ainda capturar 11 ressaltos (sete ofensivos e 4 defensivos).

Moçambique volta a entrar em cena este domingo, defrontando a República Democrática do Congo, partida agendada para as 17.30 Horas, no pavilhão do Desportivo Maputo.



Alfredo Lituri (Texto) e Sérgio Costa (Foto)



SAPO MZ


Comentários



Banca de Jornais

Votação