Público maravilhado com a cerimónia de encerramento dos X Jogos Africanos

20 de Setembro 2011, 11:17

Festa sem público não é festa e onde há público há sempre festa. Em clima de festa chegou ao fim a X edição dos Jogos Africanos, após duas semanas de competição que movimentou centenas de atletas dos mais diversos países. A cerimónia de encerramento aconteceu na noite deste domingo, 18, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo.

Pelo relvado do Estádio do Zimpeto desfilaram os cerca de cinco mil atletas, centenas de convidados, jornalistas e voluntários, que se despediram do caloroso público moçambicano.

A cerimónia oficial de encerramento foi presidida pelo Presidente da República, Armando Guebuza. Após o discurso do Chefe de Estado, seguiu-se o momento mais aguardado da noite, a apresentação das coreografias de encerramento dos Jogos, uma homenagem às danças tradicionais do Norte e Sul do país.

Xikuakuakua, Xigubo, Tufo, foram algumas das danças tradicionais apresentadas no evento. Para além da dança, a ginástica artística e o salto com corda também passaram pelo relvado do estádio, com excelentes actuações dos coreógrafos.

À moda moçambicana o público fez com que a cerimónia de encerramento fosse uma verdadeira festa de família. Não faltou nada na festa, com o público a vibrar do primeiro ao último minuto.

No final do evento, o sentimento de satisfação era unânime entre os moçambicanos que estiveram no recinto do Zimpeto.

"A festa foi maravilhosa, começou por dizer um jovem moçambicano. "Moçambique supreendeu bastante pela positiva, desde a organização dos jogos. Moçambique está de parabéns", conluiu.

A próxima edição dos Jogos Africanos vai realizar-se no Congo Brazzaville, em 2015.

SP

SAPO

Comentários



Banca de Jornais

Votação