Tufo e Xigubo encerram X Jogos Africanos Maputo 2011

18 de Setembro 2011, 06:33

Os preparativos para a cerimónia de encerramento dos X Jogos Africanos Maputo 2011 já caminham à passos largos. O Tufo, o Xigubo e o Xikuakuakua são algumas das danças tradicionais moçambicanas que vão abrilhantar a cerimónia numa festa não só de moçambicanos mas de toda África no geral.

Em entrevista ao SAPO o coordenador do grupo de Teatro Oprimido, Alvin Cossa, falou dos segredos e das surpresas que estão previstas para a festa do encerramento, que se realiza este domingo, dia 18.

A cerimónia terá dois momentos culturais distintos. A primeira reservada aos discursos de encerramento e a segunda para a apresentação das danças tradicionais.

"Depois de termos contado a história de Moçambique na cerimónia de abertura desta vez resolvemos recuperar algumas danças do Norte e Sul do país, mais concretamente do Tufo (norte) e do Xigubo (sul)", avança Alvin Cossa.

São no total 700 bailarinos provenientes de diversos grupos culturais que vão-se juntar no Estádio do ZImpeto, para a festa de encerramento. A organização espera que o espectáculo represente o que de melhor se faz no mundo da dança em Moçambique. Dos bailarinos presentes no evento, 400 são mulheres e 300 são homens.

"Para além das danças tradicionais, a cerimonia conta ainda com apresentações de ginástica artística, acrobacia e salto da corda", revela Cossa .

De acordo com o responsável, o momento mais alto da noite está reservado para a apresentação de uma coreografia especial do hino oficial dos X Jogos Africanos.

Segundo o Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), a festa tem início às 19 horas e tem a duração de uma hora e meia.

Depois de Moçambique, os Jogos Africanos vão realizar-se na República do Congo, em 2015. A entrega de testemunho, pelo Conselho Superior do Desporto de África (SCSA) será feita esta noite durante a cerimónia de encerramento no Estádio do Zimpeto.

SP

SAPO

Comentários



Banca de Jornais

Votação