Vitória – Federação Cabo-verdiana de Andebol

22 de Julho 2011, 13:19

"O mais importante neste mundo não é tanto onde estamos, mas em que direcção nos movemos." O. W. Holmes

A quando das ultimas eleições que elegeram a actual Direcção da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), a primeira coisa que me lembro de ter chamado a atenção, foi o facto de uma mulher ter assumido a presidência de uma modalidade desportiva que passava por momentos conturbados. Ainda hoje é facto raro haver federações ou associações desportivas presididas por mulheres, que me lembre, as únicas excepções são as Associações de Voleibol e Basquetebol e Andebol da Ilha de São Vicente e aFederação de Andebol.
Outro facto, foi ter sido um profissional da área do desporto, no caso Professora de Educação Física, a aproximar do desporto federado. O que infelizmente também não abunda no nosso desporto federado.
Mas o facto que me levou a congratular a F.C.A., na minha rubrica Vitória, é o excelente trabalho que o Professora Filomena Fortes e a sua equipa estão a fazer, numa modalidade que até então não tinha grande expressão mesmo a nível interno.
As conquistas para a modalidade não têm sido apenas desportivas, com a conquista do torneio Challenge Trophy de Sub 20 ou as participações nos torneios de qualificação para os campeonatos de África, mas têm sido acima de tudo administrativas. A reorganização da federação, a sua credibilização quer internamente quer externamente, o desenvolvimento sustentado, tudo isto tem como consequência a participação nos Campeonatos de África – Moçambique 2011.
Sou e sempre continuarei a ser apologista de organização e a cada dia que aprendo com mais certeza fico, no desporto para se triunfar é necessário haver ORGANIZAÇÃO.
Tal como acontece noutras áreas, é importante no desporto haver pessoas com formação adequada para que possam transmitir seus conhecimentos e experiências. Assim penso ser importante haver uma reaproximação urgente dos profissionais de Educação Física ao desporto federado, seja ele qual for a modalidade, para que todos possam seguir o mesmo caminho que o Andebol esta a seguir.
Parabéns à Direcção da F.C.A. e à sua Presidente pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.

Comentários



Banca de Jornais

Votação