Zimpeto será palco do maior evento desportivo de África

2 de Setembro 2011, 15:31

43 países já estão instalados na Vila Olímpica, dos quais 150 pessoas foram obrigadas a abandonar a Vila por não constarem na lista do COJA, mas mesmo assim, a festa para a grande cerimónia de abertura dos X Jogos Africanos, a realizar-se este sábado, dia 3, já está pronta.

Quem garante é o director adjunto do Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA), Penalva César, que durante a conferência de imprensa desta sexta-feira, dia 2, esclareceu algumas questões colocadas pelos jornalistas ali presentes.

"As coisas estão a correr da forma como foram planeadas. Alguns países estrangeiros trouxeram pessoas a mais para Moçambique, entre eles, atletas e membros de delegações que não constam da lista que nos enviaram, e por isso, tiveram que abandonar a Vila Olímpica e não vão poder competir", disse Penalva.

Apesar desse pequeno precalço, todos os atletas estão prontos para o grande dia e algumas modalidades já iniciaram a sua disputa esta sexta-feira como é o caso do Basquetebol Feminino.

Dos 47 países já confirmados para participarem nos X Jogos AFricanos, 43 já se encontram instalados na Vila Olímpica, dos quais 3 chegaram na manhã desta sexta-feira, os restantes 4 países são esperados este sábádo.

Penalva adiantou ainda, que estão em Moçambique mais de mil jornalistas entrangeiros acreditados e que estão criadas as condições para os mesmos trabalharem. "A pedido de vários jornalistas, transferimos a sala de imprensa do Centro de Conferências Joaquim Chissano para uma nova sala aqui no Estádio do Zimpeto", frisou Penalva.

Questionado pelos jornalistas o porquê de não existir ainda um programa dos jogos, Penalva respondeu: "Por causa destas mudanças de sala de imprensa, não foi possível responder a tudo, mas no final da cerimónia, todos os jornalistas vão ter em suas mãos o programa de todos os jogos e modalidades", concluiu.

AMA PRESENTE NOS JOGOS PAN AFRICANOS

A Agência Mundial de Antidopagem (AMA), acaba de garantir, na manhã desta sexta-feira, a sua presença nos X Jogos Africanos Maputo 2011, com o objectivo de propagar a mensagem de antidopagem entre os melhores atletas de toda a região e os fãs dos desportos de África.

Segundo o director regional da AMA para África, Rodney Swigelaar, a AMA traz consigo equipas de Trabalho de Proximidade e alguns Observadores Independentes que vão trabalhar com mais de cinco mil desportistas durante os 15 dias de evento.

O programa Oficial da cerimónia de aberura dos X Jogos Africanos está marcado para este sábado, dia 3, a partir das 18 horas e será presedida pelo Presidente da República, Armando Guebuza.

SP
SAPO

Comentários



Banca de Jornais

Votação